Marketing 5.0 é a combinação entre fator humano e tecnologia que consegue atrair os consumidores, conquistá-los e ganhar a confiança e a lealdade dos clientes.
É uma prática totalmente compatível com o cenário atual e com as tendências, tendo em vista que as organizações precisam se conectar com a audiência de outras formas, sempre tentando atender suas necessidades.
Ao longo dos anos, o marketing evoluiu muito e passou por muitas transformações até chegar a ser o que é hoje. Ele acompanhou o desenvolvimento de tecnologias e técnicas adequadas ao comportamento dos consumidores modernos.
Dentro dessa versão, as ações são totalmente humanizadas e centradas em dados, e desde 2020, percebeu-se a necessidade de investir em suas estratégias.
Qualquer negócio que não acompanhe as evoluções do marketing corre o risco de ser esquecido pelo público e perder espaço para os concorrentes, por essa razão, é fundamental se manter informado e conhecer suas características.
Para aplicar o marketing 5.0, primeiro é necessário entender sua importância, como aplicar o do jeito certo e conhecer um pouco mais sobre os benefícios que pode trazer.
Mapa do Conteúdo:
ToggleImportância do marketing 5.0
As crises trazidas pelo ano de 2020 impulsionaram o marketing 5.0, visto que essa versão tem papel relevante no cenário atual que passa por muitas mudanças culturais.
Os consumidores desejam negociar com companhias que os representam e que defendem os mesmos valores que eles. Isso fez com que muitas marcas começassem a abordar temas sobre responsabilidade social e ambiental.
O próprio público entendeu o seu valor perante as companhias e elas precisam usar esse entendimento a seu favor, fazendo algumas mudanças relevantes.
Com isso, um fabricante de prensa hidráulica grande deve dar atenção às necessidades dos clientes para que continue evoluindo e se adaptando.
Nesse cenário, é imprescindível que profissionais de marketing, empreendedores e gestores façam um planejamento sobre o modo como a organização vai se posicionar no mercado, tanto para o público interno quanto para o público externo.
O marketing 5.0 é importante porque ajuda a transmitir a conexão da companhia com a realidade para seus stakeholders. Os stakeholders são a parte interessada na empresa, podem ser:
- Colaboradores;
- Clientes;
- Fornecedores;
- Parceiros;
- Investidores.
Eles conseguem entender que a corporação está pronta para fazer sua parte e disposta a construir um mundo melhor para todos.
Como aplicar o marketing 5.0?
Dentro do marketing 5.0, o profissional tem a responsabilidade de analisar os comportamentos dos consumidores. Além disso, precisa investir em outras ações, como:
Considerar o conceito do produto
A análise preditiva é uma prática que ajuda o produto ou serviço a ter sucesso de vendas, e a melhor maneira de fazer isso é por meio dos dados.
Para uma empresa de requalificação urbana, os números são a melhor forma de entender se um produto será ou não aceito no mercado. É necessário fazer pesquisas de mercado e testes de conceito.
Desse modo, a organização vai conseguir testar ideias, conceitos de produtos, campanhas de marketing e ainda avaliar o potencial de vendas e a aceitação futura.
Mapear a jornada do cliente
É indispensável entender a jornada do cliente para planejar boas estratégias de vendas e melhorar ainda mais os resultados. Existem tecnologias que ajudam nesse sentido e não se baseiam em achismos.
O marketing 5.0 reúne tudo o que é necessário para ir além das estratégias de vendas, planejar uma boa comunicação, criar proximidade com os consumidores e oferecer personalização.
Agilizar o atendimento
A companhia precisa ser ágil na hora de resolver pendências e problemas, mesmo porque, os consumidores desejam atendimento empático e resolutivo.
Para o cliente, não existe nada mais estressante do que ter que repetir sua solicitação várias vezes, toda vez que entra em contato com a companhia.
É justamente por isso que atendimento de qualidade é um atributo muito valorizado pelos consumidores, principalmente no momento em que estão avaliando a compra de um produto ou serviço.
Caprichar em um projeto de fachada de sobrado comercial é importante para causar uma boa impressão e atrair consumidores, mas o atendimento precisa ser visto como o grande diferencial da marca.
Benefícios do marketing 5.0
Com base em tudo o que foi falado até o momento sobre essa evolução do marketing já dá para ter uma ideia do quanto ele é benéfico. O marketing 4.0 chegou ao Brasil em 2017, mas a partir de 2020, a versão 5.0 começou a ser aplicada.
Com a ajuda da inteligência artificial e a capacidade humana, é possível focar no cliente e entregar uma boa jornada para o usuário, enriquecendo a conexão entre público e marca.
O modo como o consumidor percebe o mercado mudou muito nos últimos anos e para que as companhias pudessem se adaptar, a última versão de marketing se tornou primordial.
Para alcançar seu público e pessoas que pesquisam informações referentes ao negócio, como preço de pinturas residenciais, é necessário aproveitar os avanços dessa última atualização do marketing.
Por meio dele, é possível criar campanhas mais assertivas, visto que serão baseadas em dados sobre o mercado e os consumidores. A organização também consegue automatizar seu atendimento, por meio de diversos recursos, como o chatbot.
Tudo isso traz uma experiência de consumo marcante e envolve a tecnologia para que os processos sejam cada vez mais rápidos.
A jornada do público também melhora muito, mas os negócios só poderão aproveitar todos esses benefícios se estiverem dispostos a se adaptar à nova realidade. Ademais, precisam conhecer os elementos do marketing 5.0.
Elementos do marketing 5.0
O marketing 5.0 é formado por 5 elementos fundamentais, e um deles é o marketing baseado em dados. Com ele, um fabricante de tela de proteção para gatos removível não se baseia em criatividade e observações aleatórias.
Com as ferramentas tecnológicas, é possível selecionar preferências e mapear a jornada do cliente para analisar o conteúdo, os resultados trazidos pelas estratégias de Inbound Marketing e a precisão de lucro.
As fontes para fazer essas análises são os pontos de venda, mídias sociais, internet das coisas e informações relacionadas ao engajamento.
Outro elemento é o marketing preditivo que identifica as oportunidades de up selling e cross selling, além de ações que evitam as taxas de cancelamento. Também é possível prever a fidelidade do público e definir ações personalizadas para os consumidores.
Ele faz estimativas sobre as chances de uma nova solução ter sucesso no mercado, estabelece uma proposta de valor personalizada e faz recomendações de outros produtos no portfólio.
Além disso, determina os critérios para o sucesso da campanha, define conteúdos que combinam com a audiência e serve como guia na jornada do consumidor.
O terceiro elemento é o marketing contextual e para trabalhá-lo, uma empresa de tratamento primário de efluentes utiliza a inteligência artificial para conhecer o cliente e aprender um pouco mais sobre ele.
Com isso, a organização se antecipa e oferece respostas personalizadas, só que além da inteligência artificial, precisa usar gatilhos da internet das coisas, como pessoa, momento, lugar, entre outros gatilhos que podem ajudar a estratégia.
O quarto elemento é o marketing aumentado, que funciona no funil de vendas para capturar leads, usando materiais ricos e relevantes ou até mesmo conversas por chatbot.
Os potenciais clientes são nutridos com conteúdos educativos, estratégias de força de vendas, setor de customer success, atendimento ao cliente, entre outros recursos que amadurecem os leads até que estejam prontos para comprar.
Ao final do processo, o consumidor já terá confiança em um fabricante de corrimão de escada aluminio e vidro e está pronto para fechar negócio.
Por fim, o quinto elemento do marketing 5.0 é o marketing ágil, visto que a agilidade traz esse nome porque ele aparece em esforços diferentes, como no caso das análises que trazem resultados em tempo real.
Também é possível destacar recursos humanos e tecnológicos, a exemplo de equipes descentralizadas. No que diz respeito às ferramentas tecnológicas usadas, existem os processos de experimentação e aberturas para a inovação.
Como resultado, um fabricante de parafuso sextavado 6mm terá um fluxo muito mais ágil que reduz a burocracia e ainda consegue se aproximar dos clientes e aumentar seu nível de satisfação.
Considerações finais
Quando se fala em tecnologia, ela pode estar presente nos processos internos dos negócios, na maneira como a organização se comunica com os colaboradores e agora também em suas estratégias de marketing.
Com a chegada da internet e a rápida evolução da tecnologia, o marketing digital se tornou o principal meio para divulgar uma marca, seus produtos e serviços e ele evoluiu muito para acompanhar todas as mudanças.
A versão 5.0 é compatível com as alterações do mercado, mudanças no comportamento do consumidor, entre outras situações vivenciadas pelas empresas. Trabalhar com ele é investir em estratégias inteligentes e promissoras.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.