O mapa estratégico é um excelente recurso para visualizar os planos e metas da organização. Trata-se de uma ferramenta visual de gestão aplicada com o propósito de criar uma estrutura simples para os planos de ação.

É considerada como uma das maiores aliadas dos gestores porque reúne no mesmo diagrama todos os objetivos e estratégias da corporação, além de disponibilizá-los para todos os setores e direcionar a atuação de cada um.

Ele se encarrega de mostrar as responsabilidades individuais de diversos departamentos, de acordo com sua participação e ajuda o negócio a alcançar seus objetivos.

Cada colaborador terá uma visão precisa sobre suas funções, a importância para o crescimento do negócio e quais são os propósitos que precisam perseguir juntos, portanto, é algo que melhora o desempenho da equipe.

As organizações precisam investir em melhorias constantes de seus processos internos para alcançar o que desejam e se destacar no mercado em que atuam, e várias metodologias ajudam nesse sentido.

Sendo assim, este artigo tem como foco conceituar o mapa estratégico, falar um pouco sobre sua importância e os benefícios que ele pode trazer para a corporação.

Entendendo o que é mapa estratégico

Mapa estratégico nada mais é do que uma ferramenta de gestão empresarial que expõe os objetivos do negócio. Ele forma um diagrama que relaciona cada um desses objetivos, provenientes de vários setores para que todos saibam seu papel.

Também mostra as ações que precisam ser realizadas para alcançar os propósitos, mas ele não para por aí. A ferramenta também serve para deixar claro o que deve ser feito para que os objetivos de longo prazo sejam alcançados.

Para uma empresa de limpeza e conservação, é uma forma de ilustrar o planejamento estratégico, além do mais, sua organização funciona de maneira lógica, por meio de quatro perspectivas que posicionam o negócio perante os clientes. São elas:

  • Perspectiva financeira;
  • Perspectiva do cliente;
  • Perspectiva dos processos internos;
  • Perspectiva de crescimento.

A metodologia se baseia no método Balanced Scorecard (BSC), criado por David Norton e Robert Kaplan, associados à Harvard Business School.

Importância do mapa estratégico

O mapa estratégico deve ser visto pela empresa como uma representação que vai direcionar os caminhos que devem ser seguidos para alcançar os objetivos.

Em outras palavras, sua finalidade é indicar para os gestores as ações que devem ser realizadas para que o planejamento estratégico se concretize. Mas além de saber fazer o mapa, é necessário conhecer muito bem a realidade do negócio.

A companhia precisa apresentar detalhes claros e de maneira simplificada para que todos os departamentos envolvidos possam compreender.

Com isso, uma companhia de manutenção de empilhadeira baoli consegue organizar melhor as tarefas dos gestores e melhorar as rotinas de cada setor.

A ferramenta mostra para o funcionário de que maneira a sua atuação contribui para a conquista dos objetivos e isso direciona melhor os esforços.

O planejamento estratégico é um documento acessível e que explica o que precisa ser feito sem complicações, possibilitando que todos os envolvidos possam compreender.

Além do mais, é um recurso que promove a união entre todas as áreas do negócio, sincroniza suas atividades, valoriza o trabalho em equipe e ajuda a atingir o objetivo em comum.

É uma metodologia que apresenta ações práticas que podem ser adotadas e, assim, diversos processos são aprimorados toda vez que houver oportunidade de alcançar uma meta.

Embora o planejamento estratégico não seja um documento obrigatório para a corporação, tem o poder de facilitar a sua rotina. Mesmo que o gestor domine completamente esse planejamento, ele precisa ser do conhecimento dos colaboradores.

Funciona como um diagrama visual que aumenta o engajamento da equipe e torna os funcionários mais produtivos. Se o propósito de um pet shop próximo a mim for tentar a produtividade de sua equipe, deve implementar o mapa estratégico.

Benefícios da ferramenta

Investir no planejamento estratégico da organização traz muitas vantagens, e dentre elas as que mais se destacam são:

Empresas mais proativas

Esse recurso torna a organização muito mais proativa ao invés de oferecer soluções para lidar com certas situações. A companhia consegue ter mais previsibilidade sobre o futuro e por isso se prepara melhor.

Também fica muito mais fácil se antecipar a cenários desfavoráveis e tomar precauções que ajudam a evitá-los. Em linhas gerais, a empresa vai acompanhar tendências do mercado e estará à frente de seus concorrentes.

Melhora a eficiência operacional

Quando o mapa estratégico é bem estruturado, constrói um roteiro que alinha as atividades funcionais e permite que a companhia alcance as metas estabelecidas.

O recurso orienta as discussões gerenciais e embasa as tomadas de decisões, por isso fica muito mais fácil determinar os requisitos para alcançar os objetivos definidos, o que consequentemente aumenta a eficiência operacional.

Torna os negócios mais duráveis

Uma agência terceirizada de limpeza, assim como muitas outras organizações, tem como propósito crescer e se manter sustentável. Só que muitos negócios acabam fechando as portas porque não se prepararam de maneira estratégica.

É comum ver organizações que crescem durante um ano e depois acabam se endividando, só que o mercado está cada vez mais globalizado e passa por muitas transformações, e isso aumenta ainda mais os desafios.

Se a corporação não tiver uma base sólida, não souber manter o foco e não puder ter uma boa previsão de seu próprio futuro, terá muitas dificuldades pelo caminho, além de correr o risco de encerrar suas atividades bem mais cedo do que imaginava.

Para se ter uma ideia da relevância dessa ação, uma a cada três empresas líderes em seu segmento corre o risco de fechar as portas nos próximos cinco anos. As que sobrevivem são aquelas que possuem um bom plano estratégico.

Estabelece um senso de direção

Uma lavanderia industrial de uniformes vai usar o plano estratégico para definir a direção que precisa seguir. O documento vai estabelecer todos os objetivos e metas de maneira realista, alinhados com a visão e a missão da companhia.

É um tipo de planejamento que oferece uma base sólida para que o negócio consiga crescer, avaliar seu nível de sucesso, compensar funcionários e estabelecer parâmetros para as tomadas de decisões.

Impulsiona os lucros e o marketing share

O plano estratégico também ajuda a obter informações importantes relacionadas às tendências do mercado, ofertas de produtos e serviços e segmentos de consumidores que podem impactar o sucesso da marca.

Se a abordagem for bem direcionada e estruturada corretamente, consegue transformar todos os esforços de vendas em bons resultados, aumentando ainda mais os lucros e a participação da companhia no mercado de atuação.

Traz mais clareza sobre o futuro

Um centro veterinário oftalmo precisa ter clareza sobre o futuro que deseja para seu próprio negócio e é isso que vai mantê-lo em movimento. Por outro lado, se a empresa estiver confusa, acaba ficando estagnada e tem dificuldades de saber por onde começar.

Quando o gestor coloca no papel os objetivos futuros e o que realmente quer para a organização, consegue clarear o caminho. Aquela sensação de confusão vai embora e a equipe consegue se movimentar na direção certa e com mais facilidade.

Fácil compreensão

O mapa estratégico é um documento simples e que qualquer pessoa consegue entender, portanto, não está restrito apenas ao alto escalão.

Um restaurante para mini wedding deve usar esse recurso porque ele é muito mais simples e direto ao ponto, além disso, pode ser compartilhado com todos os colaboradores.

Ele pode ser colado na parede do escritório para que todos os membros da equipe possam enxergar, ser documentado e enviado por e-mail, entre outras possibilidades.

Alinha as empresas e os colaboradores

A partir do momento em que todos têm acesso ao mapa estratégico, se percebe claramente sua importância e a necessidade do que fazem para a companhia.

Aliás, é fundamental destacar que esse recurso funciona muito melhor quando é combinado com uma comunicação interna eficiente.

Dentro de uma clínica veterinária para roedores, todos saberão o que precisa ser feito, para onde devem ir, quais são os propósitos do negócio, entendem suas expectativas e o papel que exercem para alcançar o objetivo.

Como resultado, a produtividade de todos melhora consideravelmente e isso acaba influenciando de maneira positiva na motivação dos profissionais.

Considerações finais

Para que uma empresa funcione e consiga crescer, é necessário ter um bom direcionamento e, para isso, o gestor deve investir em recursos e ferramentas que vão orientar todos os envolvidos, em diversas áreas.

O mapa estratégico vai guiar as decisões, as tarefas que precisam ser realizadas e permitir que setores diferentes busquem o mesmo propósito e compreendam seu papel no crescimento da corporação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

737 respostas