Saiba como o marketing orgânico pode ajudar no crescimento de uma marca

Muito se fala sobre marketing orgânico nos dias de hoje, e não é à toa, afinal, essa estratégia ajuda a construir autoridade de marca, a presença da empresa na internet e atrai pessoas de maneira natural para o negócio.

Um dos grandes diferenciais do marketing digital é que ele trouxe estratégias acessíveis para qualquer tipo de negócio, independentemente do tamanho ou do mercado em que atua.

São práticas muito mais baratas do que o marketing tradicional e mais acessíveis até mesmo do que os anúncios pagos nas plataformas digitais. Porém, este não é o único motivo para investir em marketing orgânico.

Na verdade, ele traz mais relevância para o negócio e está totalmente de acordo com as imposições do Google e demais buscadores.

O propósito dessas plataformas é oferecer a melhor experiência para os usuários e quando alguém faz uma busca, as marcas relevantes são bem posicionadas. Embora as ações pagas ainda sejam importantes, não se pode dispensar o marketing orgânico.

No entanto, para extrair seu potencial, primeiro é necessário compreender seu conceito, saber quais são os benefícios que ele pode trazer e com isso aplicá-lo do jeito certo.

Entendendo o que é marketing orgânico

Marketing orgânico nada mais é do que um conjunto de estratégias que geram audiência, visibilidade e reconhecimento para a marca, em médio e longo prazo.

Sua abordagem prioriza ações de alcance natural e que aumentam o brand awareness do negócio, construindo uma conexão com o público que um dia será uma audiência fiel.

É uma estratégia que traz clientes para o negócio de maneira natural ao longo do tempo, visto que a companhia investe parte de seus esforços no fornecimento de informações relevantes para o público.

Ao trabalhar com ele, um fabricante de letreiro em alto relevo utiliza as estratégias de SEO, ou Search Engine Optimization, um conjunto de ações que têm o objetivo de melhorar as páginas da marca e posicioná-las nos buscadores.

As ações de marketing orgânico são abordagens específicas e que podem ser veiculadas em diferentes canais e formatos, como:

  • Conteúdos no blog;
  • Publicações nas redes sociais;
  • Vídeos no YouTube;
  • Newsletter por e-mail;
  • SEO.

Além de ser financeiramente mais acessível, o marketing orgânico traz muitos outros benefícios para as organizações.

Quais são os benefícios do marketing orgânico?

Os benefícios do marketing orgânico representam razões de sobra para uma marca investir nessa estratégia, e dentre os que mais se destacam estão:

Estratégias mais direcionadas

Com a implementação do marketing orgânico, fica muito mais fácil direcionar as estratégias e promover o negócio. Isso é possível porque um fabricante de guarda corpo de aço carbono vai criar sua persona.

Esse personagem semi fictício representa o cliente ideal do negócio e é construído e aperfeiçoado por meio de análises dos hábitos dos clientes.

A partir disso, o uso de outras ferramentas, como palavras-chave e link building colaboram com a melhoria dos resultados.

Excelente custo-benefício

Muitas empresas costumam investir nos anúncios pagos, mas mesmo que eles sejam realmente eficientes e tragam resultados em pouco tempo, não são o suficiente e os gastos são muito maiores.

A marca precisa equilibrar as estratégias pagas com o marketing orgânico, pois isso equilibra o planejamento e reduz os custos. Além disso, comparando a margem de lucros sobre as vendas, as ações orgânicas são praticamente imbatíveis.

Melhora a credibilidade da empresa

O tráfego orgânico de qualidade aumenta a visibilidade e o reconhecimento dos conteúdos publicados pela organização, e eles melhoram a credibilidade da companhia e ainda ajudam a construir relacionamento positivo com os clientes.

Sem falar no fato de que a criação de uma boa reputação digital também é proveniente do marketing orgânico, principalmente nos mecanismos de busca, considerando a qualidade dos materiais postados.

Estratégias escaláveis

Uma companhia especializada em pontos de ancoragem predial encontra no marketing orgânico estratégias escaláveis.

Os custos para atrair uma grande quantidade de visitantes qualificados pode ser impraticável por algumas empresas, mas com ações orgânicas, quanto mais visitas o site recebe, menores os custos para a marca.

Mais conversões

Se o site está recebendo mais visitas, é natural que tenha mais conversões de visitantes em leads, consequentemente, terá mais oportunidades para vender seus produtos e serviços.

Uma das principais ações para isso é o marketing de conteúdo que atrai a atenção dos usuários, insere os visitantes no funil de vendas e amadurece os leads até que estejam prontos para comprar.

Resultados mais relevantes

Os resultados orgânicos são genuínos e muito mais relevantes e isso acontece porque os usuários sabem muito bem qual é a diferença entre um material que busca esclarecer suas dúvidas e um anúncio na internet.

Por exemplo, quando alguém pesquisa alguma informação, como construção de piscina de azulejo com deck, vai preferir clicar nos resultados orgânicos do que naqueles que são identificados como anúncios.

Melhora as redes sociais

As estratégias orgânicas também podem ser usadas nas redes sociais e isso beneficia muito o tráfego no perfil da marca dentro dessas plataformas.

Essa integração traz melhorias para muitas outras métricas, como no caso das visualizações, nível de engajamento e interações.

Boa durabilidade

A duração dos resultados obtidos com o marketing orgânico é muito maior do que os retornos com a mídia paga, afinal, em algum momento a campanha será encerrada.

Manter uma estratégia de tráfego pago funcionando o tempo todo traz custos altíssimos, por outro lado, um conteúdo de valor publicado no blog não tem prazo de validade e pode ser acessado enquanto estiver no ar.

Como fazer marketing orgânico do jeito certo

Para aproveitar todos os benefícios que as estratégias orgânicas podem oferecer para as marcas, um fabricante de seladora odontológica para selagem em papel grau cirúrgico deve investir nas seguintes ações:

Focar na persona

A primeira coisa é entender quem é a persona da marca, visto que todas as estratégias de marketing orgânico serão direcionadas para ela.

A persona reúne todas as características do cliente ideal do negócio, como idade, escolaridade, sexo, profissão, hábitos de consumo, comportamentos e por aí vai.

Ter acesso a todas essas informações é crucial para direcionar o planejamento, e quanto mais relevante for o site da companhia, mais tráfego ele vai receber. Entretanto, é primordial oferecer uma boa experiência para que o usuário volte mais vezes.

Investir em SEO

Search Engine Optimization é um conjunto de ações que otimizam as páginas para que elas sejam bem posicionadas nos mecanismos de busca. Ou seja, são técnicas que ajudam a plataforma a ser encontrada pelos usuários.

Quando alguém pesquisa sobre exame toxicológico admissional, encontra dois tipos de resposta, sendo as pagas e as orgânicas, e somente as páginas que investem em SEO conseguem ser bem posicionadas organicamente.

O SEO é uma prática bem completa e cheia de estratégias, como criação de conteúdos relevantes, o uso de palavras-chave, design responsivo, link building, entre outras.

Criar conteúdos relevantes

Por falar em conteúdos relevantes, eles merecem um tópico exclusivo porque são indispensáveis dentro do marketing orgânico e ajudam a construir a reputação da marca na internet.

Depois de conhecer as características da persona e descobrir o tipo de assunto que ela pesquisa, fica muito mais fácil saber quais pautas devem ser abordadas desses materiais, com isso, eles se tornam muito mais relevantes para o público.

Uma empresa especializada em projeto de spda pronto deve fazer com que seus materiais sejam atraentes, engajadores e capazes de fidelizar os clientes.

Publicar nas redes sociais

Os usuários passam a maior parte do tempo nas redes sociais, por isso é mais do que necessário aproveitar esses espaços para atrair tráfego orgânico.

Existem algumas pessoas que estão trocando os portais de notícia pelas atualizações que visualizam no Facebook e no Instagram, por parte dos perfis desses portais.

Elas se transformaram em verdadeiras fontes de informação e é exatamente por isso que os negócios precisam estar presentes.

Ao fazer uma atualização em seu perfil, um fabricante de manta asfáltica para parede deve inserir um link que direcione os seguidores para seu site. Além de direcioná-los, estes links também são facilmente compartilhados.

Com isso, os seguidores da marca em seu perfil nas redes sociais vão compartilhar os conteúdos, fazer com que eles cheguem em mais pessoas e mais usuários vão acessar a plataforma da corporação.

Considerações finais

O marketing orgânico é inteligente e cheio de estratégias completas capazes de construir a imagem do negócio nas redes sociais, no site institucional e em vários outros canais.

Trabalhar com ele é a melhor forma de conquistar credibilidade e ainda economizar recursos, evitando o excesso de investimentos nas ações pagas. Como resultado, o negócio consegue crescer rapidamente.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.