Hoje em dia, existem diferentes tipos de marketing, tanto online quanto offline. Dependendo do seu negócio, você pode preferir utilizar somente o marketing offline ou apenas o marketing online. Entretanto, aqui vai um spoiler: o ideal é misturar os dois tipos para assim conseguir atingir o máximo de pessoas possível.

Se você não está convencido ou ainda quer saber melhor sobre as principais estratégias de marketing, fique por aqui. Afinal, no texto de hoje, nós iremos explicar alguns dos maiores tipos de marketing, como eles funcionam e seus benefícios.

Iremos começar pelos tipos de marketing online, como o marketing digital que inclui inbound marketing e outbound marketing. Além disso, também iremos explicar melhor como o marketing offline funciona hoje em dia e se é possível usá-lo.

Fique até o final para descobrir tudo. Boa leitura!

Quer ajuda para estruturar sua estratégia de marketing e processo de vendas? Preencha o formulário para iniciar seu processo de consultoria.

Afinal, o que é o marketing tradicional?

Existem diversas definições de marketing e de estratégias de marketing, mas, nesse post vamos recorrer a uma das lendas do assunto para buscar a definição e o significado desse importante conceito.

Segundo Philip Kotler, Marketing é um processo administrativo e social no qual grupos e indivíduos obtém aquilo que necessitam e anseiam através da oferta e da troca de produtos com valor agregado.

Ao olharmos para o conceito, fica claro que mais que apenas vender, é entender os desejos, anseios, necessidades do nosso perfil de cliente ideal e oferecer soluções que agreguem valor para eles.

Para atingirmos a nossa persona, seja B2B ou B2C, nós temos que entender o que eles querem e o que desejam, e a partir disso gerar estímulos que intensifiquem a necessidade e o desejo de compra.

O que é o Marketing Digital?

O marketing digital é um termo amplo para o marketing de produtos ou serviços usando tecnologias digitais, principalmente na Internet, mas também incluindo telefones celulares, publicidade gráfica e qualquer outro meio digital.

O objetivo do marketing digital é alcançar clientes em potencial por meio da internet com conteúdo relevante e valioso para eles.

Técnicas de marketing digital, como search engine optimization (SEO), search engine marketing (SEM), marketing de conteúdo, marketing de influenciadores, marketing de mídia social, marketing de comércio eletrônico e publicidade móvel podem ajudar as organizações a expandir seus negócios online, alcançando um público mais relevante com menos esforço.

Preencha o formulário abaixo para iniciar seu processo de construção de estratégia de marketing.

Por que investir em estratégias de marketing?

Investir tempo e dinheiro em estratégias de marketing é extremamente essencial, caso você queira vender mais e conseguir bons clientes. Entender o comportamento e as necessidades do seu cliente é fundamental para um bom posicionamento de marketing.

Escolher a estratégia de precificação correta, alinhada com uma boa definição de persona, assim como um excelente processo de prospecção de clientes, é fundamental para alinhar estratégias à execução do plano de marketing.

Ficar somente na definição dos canais, estratégias e táticas de marketing pode ser ruim. Mas, não ter um plano, também pode ser horrível, já que é preciso saber as ações necessários para conseguir alcançar bons resultados.

As empresas estão investindo em marketing digital para se manterem competitivas, alcançar novos clientes e reter os antigos. Há muitos benefícios do marketing digital, como maior ROI, menor custo e um alcance mais amplo. Alguns dos principais benefícios do marketing digital é que ele tem um ROI maior do que os canais de marketing tradicionais. 

O Marketing Digital também é mais barato que os canais tradicionais porque não requer materiais ou equipamentos caros. Também é mais fácil atingir públicos específicos com técnicas de marketing digital, como publicidade em mídia social.

Uma grande variedade de métodos pode ser usada para marketing digital, incluindo brochuras online, blogs, podcasts e e-commerce.

Agende uma reunião para acelerar o posicionamento e definir estratégias de marketing eficiente para o seu negócio.

5 dicas para executar uma campanha de marketing digital bem-sucedida

As campanhas de marketing digital tornaram-se uma parte essencial da estratégia de marketing moderna.

As empresas que querem se manter competitivas precisam investir em atividades de marketing digital. Mas nem todas as campanhas de marketing digital são bem-sucedidas.

Aqui estão 5 dicas para executar uma campanha de marketing digital bem-sucedida:

1) Defina seu público-alvo e identifique suas necessidades e desejos:

A coisa mais importante em qualquer campanha de marketing é entender seu público-alvo. O que eles querem? Quais são suas necessidades? Como seu produto ou serviço pode resolver seus problemas? Lembre-se de identificar os pontos problemáticos que você está resolvendo para eles e certifique-se de abordar esses problemas na cópia de sua campanha.

2) Encontre os canais certos para atingir seu público-alvo:

O marketing digital é uma excelente maneira de atingir um público amplo, mas isso não acontecerá a menos que você encontre os canais certos para isso.

Existem muitas formas e estratégias de marketing digital diferentes, como: mídia social, e-mail marketing e otimização de mecanismos de pesquisa. Você precisa saber quais canais digitais funcionarão para o seu negócio e quais não funcionarão.

3) Crie um bom plano de conteúdo:

A era digital é caracterizada por uma oferta inesgotável de informações. O desafio apresentado por esse fluxo constante de conteúdo é como capturar e prender a atenção de um público que se acostumou a um fluxo de ruído digital.

4) Otimize seu conteúdo para otimização de mecanismos de busca (SEO):

Search Engine Optimization (SEO), em marketing digital, refere-se ao processo de afetar a visibilidade de um site ou página da web nos resultados não pagos de um mecanismo de pesquisa – geralmente chamados de resultados “naturais”, “orgânicos” ou “ganhos” —que normalmente são exibidos na ordem que o mecanismo de pesquisa considera mais relevante e útil.

Para ter uma boa classificação nas consultas dos mecanismos de pesquisa, o conteúdo do seu site deve ser rico em palavras-chave e frases. Certifique-se de que seu site seja responsivo para dispositivos móveis para que ele tenha um bom desempenho em todas as plataformas. Certifique-se de que as postagens do seu blog sejam otimizadas para palavras-chave relevantes e que seu site tenha muito conteúdo.

Agende uma reunião para definir estratégias de marketing eficiente para o seu negócio.

5) Promova seu conteúdo nas plataformas de mídia social:

Você escreveu um post brilhante, agora como você consegue que as pessoas o leiam? Uma das melhores maneiras é promovê-lo nas plataformas de mídia social. Os sites de mídia social fornecem um espaço para você compartilhar seu conteúdo com outras pessoas e elas podem compartilhá-lo com seus próprios seguidores.

Promover suas postagens nas mídias sociais garantirá mais tráfego e ajudará a construir a reputação de sua marca como especialista no setor.

Ferramentas e serviços de marketing digital que você deve conhecer

Esta seção falará sobre as ferramentas e serviços de marketing digital que você deve conhecer.
As ferramentas são importantes em todos os setores, mas são especialmente essenciais no setor de marketing digital.

O marketing digital é uma indústria de ritmo acelerado, o que significa que está em constante evolução e novas ferramentas estão sendo desenvolvidas todos os dias. Esta seção apresentará algumas das ferramentas e serviços mais populares que têm sido usados por muitas empresas ao redor do mundo.

Ferramentas e serviços de marketing digital que você deve conhecer:

1) Google Analytics:

É uma ferramenta de análise que rastreia os dados de tráfego de seu site, incluindo de onde seus visitantes vieram, o que eles fizeram em seu site, quanto tempo permaneceram em seu site etc. Ele também fornece uma variedade de relatórios para ajudar você a entender melhor o desempenho do seu site.

2) Google AdWords:

É uma plataforma de publicidade que ajuda você a anunciar nos resultados de pesquisa do Google. Você pode analisar o desempenho de seus anúncios, ajustá-los para obter o máximo impacto e acompanhar o sucesso de diferentes tipos de campanha.

Esta estratégia de marketing é essencial para gerar resultados de curto prazo, caso você conheça bem sobre o comportamento de compra e busca de seus clientes.

3) Facebook Ads:

É uma plataforma de publicidade que ajuda você a anunciar nos feeds de notícias de seus amigos e familiares no Facebook. Você pode analisar o desempenho de seus anúncios, ajustá-los para obter o máximo impacto e acompanhar o sucesso de diferentes tipos de campanhas.

4) BuzzSumo:

Buzzsumo permite que você encontre rapidamente tópicos relacionados a um determinado tópico ou palavra-chave. Isso pode ajudá-lo a encontrar conteúdo que possa interessar ao seu público.

5) Google Trends:

A ferramenta de pesquisa do Google Trends permite descobrir consultas de pesquisa populares e tópicos relacionados com base no número de pesquisas realizadas nos últimos 12 meses. Você também pode usar essa ferramenta para identificar tópicos de tendências que podem valer a pena explorar mais.

6) Taboola:

Taboola é uma plataforma de descoberta de conteúdo que ajuda editores, marcas e mídia empresas como BuzzFeed, Huffington Post e Outbrain entregam conteúdo para seus usuários na web.

7) Rede de Display do Google:

A Rede de Display do Google permite que você anuncie seu site para vários editores na Rede de Display do Google. Promova seu site em sites que aparecem nos principais resultados de pesquisa para palavras-chave relevantes.

8) Ferramenta de palavras-chave:

A Ferramenta de palavras-chave é uma ferramenta gratuita de tamanho grande que ajuda você a descobrir as palavras-chave de cauda longa mais relevantes e competitivas para o seu site.

9) Google Meu Negócio:

O serviço Google Places permite que você exiba suas informações comerciais no Google Maps e na Pesquisa. Também ajuda sua empresa a ter uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, o que pode levar a mais clientes.

10) MailChimp:

MailChimp é um serviço de e-mail marketing confiável e acessível. Ele oferece mais de cem integrações, integrações rápidas com o Google Analytics e uma interface de arrastar e soltar fácil de usar.

11) SocialBro:

SocialBro é uma ferramenta de marketing de mídia social que fornece uma variedade de insights de marketing, incluindo quem são seus melhores clientes potenciais no Facebook, sites que visitam e o conteúdo que compartilham.

12) Buffer:

Buffer é uma ferramenta de gerenciamento de mídia social e serviço de timesheet. Ele permite que os usuários agendem postagens e acompanhem o trabalho com entrada de tempo. O Buffer também fornece análises para marcas e equipes, uma caixa de entrada social, curadoria de conteúdo gerado pelo usuário e outros recursos que facilitam o gerenciamento de mídia social para todos os tipos de empresas ou indivíduos.

Agende uma reunião para definir estratégias de marketing eficiente para o seu negócio.

Definição de Inbound Marketing e o que isso envolve

O inbound marketing é uma técnica de geração de leads e vendas por meio de conteúdo. O objetivo do inbound marketing é atrair clientes em potencial para o site ou loja da empresa, fornecendo-lhes conteúdo valioso e envolvente.

Esse conteúdo pode estar na forma de postagens de blog, vídeos, infográficos, etc. O inbound marketing pode ajudar as empresas a gerar uma presença online e aumentar sua visibilidade nas páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa. Isso é útil para empresas que estão apenas começando um site ou lançaram seu site recentemente e precisam ganhar impulso.

O custo do inbound marketing pode variar dependendo do negócio e do conteúdo. Algumas empresas dependem apenas de postagens de blog para seus esforços de marketing, algumas usam apenas infográficos e algumas têm uma combinação de ambos. Os principais aspectos do inbound marketing são tornar seu site fácil de encontrar e fornecer conteúdo de qualidade que não seja excessivamente promocional, mas ainda gere interesse em sua marca.

4 passos para começar com o Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia de marketing que se concentra em atrair clientes para o site de uma empresa por meio de conteúdo.

O primeiro passo para iniciar uma campanha de Inbound Marketing é identificar o público-alvo. Isso é feito através da compreensão de suas necessidades, desejos e vontades. As necessidades são as coisas que são essenciais para o seu negócio.

Eles podem ser qualquer coisa que você precise para operar. Os desejos são as coisas que as pessoas pedem constantemente e desejam com grande importância. Muitas vezes eles não são essenciais e podem ser realizados sem eles, mas também podem custar muito ou complicar sua vida.

O segundo passo é criar conteúdo que atenda a essas necessidades. Uma estratégia de conteúdo é o processo de criação e uso de conteúdo para agregar valor ao seu público. O objetivo de uma boa estratégia de conteúdo é ajudar a melhorar o engajamento do cliente e gerar conversões.

O conteúdo de inbound marketing está focado em responder aos pontos problemáticos do seu público e resolver problemas. Crie conteúdo que resolva esses problemas para trazer seus clientes de volta para você novamente.

O conteúdo inclui postagens de blog, vídeos, infográficos, guias para download e white papers, além de outros ativos digitais. Certifique-se de que o conteúdo que você cria seja valioso, abordando em qual meio ele será consumido.

O terceiro passo é promover esse conteúdo para que ele chegue ao público-alvo. A promoção do conteúdo de entrada gira em torno da promoção nas mídias sociais, construção de um site e email marketing.

A promoção através das redes sociais é feita por meio de links para o artigo ou postagem do blog que discute sua empresa e também compartilhando com seus seguidores.

Isso pode incluir o uso de conteúdo visual ou infográficos para tornar sua empresa mais atraente para clientes em potencial.

Construir um site é uma das ferramentas de marketing mais poderosas e também uma das mais difíceis. Criar um site que capte efetivamente a atenção do seu público e, em seguida, direcioná-los para esse site quando estiverem prontos para comprar é um trabalho árduo.

A quarta etapa começar o inbound marketing é acompanhar o desempenho desse conteúdo e ajustar adequadamente, se necessário.

A medida mais importante é rastrear o tráfego que o conteúdo gera, o que pode ser feito por meio de ferramentas como o Google Analytics. Se você estiver usando um blog, poderá acompanhar quantas pessoas visitam seu blog por dia e/ou por semana. Se você estiver usando a mídia social para compartilhar conteúdo, também poderá acompanhar quantas pessoas viram ou se envolveram.

10 principais razões pelas quais você deve usar o InBound Marketing

O inbound marketing é um tipo de estratégia de marketing que se baseia na atração de clientes para o seu negócio. É o oposto do marketing de saída, onde você envia seu conteúdo e publicidade para clientes em potencial.

As estratégias de marketing inbound se concentram em atrair clientes em potencial, criando confiança, fornecendo conteúdo valioso e estabelecendo-se como um especialista em seu setor.

Esta seção falará sobre as 10 principais razões pelas quais você deve usar o InBound Marketing para o seu negócio.

1) Aumento das taxas de conversão em vendas – O inbound marketing aumenta as taxas de conversão, concentrando-se em gerar interesse em sua marca e levar as pessoas a realizar uma ação desejada (ou seja, inscrever-se para uma avaliação gratuita.

 2) Custos reduzidos- É mais rentável do que outras formas de marketing porque não exige pagamento a fim de resultados.

3) Aumente as vendas: O Inbound Marketing aumenta as vendas expandindo o reconhecimento da marca, gerando uma impressão positiva do seu produto e serviço, facilitando a conversão dos consumidores em clientes.

4) Atrair Novos Clientes: O Inbound Marketing tem a capacidade de atrair novos clientes que nunca ouviram falar da sua empresa através do do marketing de conteúdo e publicidade nas redes sociais.

5) Mais Novos Clientes: O Inbound Marketing tem a capacidade de atrair novos clientes que já conhecem melhor sua empresa por meio de marketing de conteúdo, publicidade em redes sociais e marketing de produtos.

6) Aumente o Reconhecimento da Marca: O Inbound Marketing aumenta o reconhecimento da marca por meio de blogs, podcasts e vídeos que fornecem informações valiosas sobre sua empresa.

7) Aumente a satisfação do cliente: Inbound Marketing aumenta a satisfação do cliente proporcionando uma melhor experiência ao ao cliente e eliminando a necessidade de formulários em papel.

8) Aumentar Receitas: O Inbound Marketing aumenta as receitas com a introdução de novos produtos e serviços, conectando-se com os clientes através das mídias sociais e criando conteúdo de marketing digital.

9) Diminuir Custos: O Inbound Marketing diminui os custos automatizando muitas tarefas, tornando seu negócio mais eficiente o que aumentará os lucros.

10) Aumento Seu ROI: O Inbound Marketing aumenta o retorno de investimento para sua empresa, aumentando o valor de vida útil do cliente.

O que é outbound marketing?

Outbound marketing é o processo de atrair clientes em potencial para seu produto ou serviço. Ele é uma forma muito popular de marketing que envolve campanhas publicitárias e promocionais. Também é chamado de marketing de saída, vendas de saída ou marketing de resposta direta.

Os profissionais de marketing de saída são responsáveis por pesquisar clientes em potencial, desenvolver uma estratégia para alcançá-los e executar o plano de maneira a convencê-los a comprar os produtos da empresa. Eles podem usar e-mail, mala direta, telemarketing, publicidade em mídia social ou outros canais para atingir seu público-alvo.

O termo “outbound” refere-se ao fato de que esse tipo de marketing envolve alcançar e entrar em contato com pessoas que ainda não estão familiarizadas com as ofertas da empresa. Também é chamado de marketing “push” porque empurra informações para as pessoas na tentativa de torná-las cientes de uma oferta, produto ou serviço.

Além disso, o outbound mkt não é apenas sobre publicidade e branding. Também inclui geração de leads, engajamento do cliente e nutrição de leads.

Esse tipo de marketing tem tudo a ver com a construção de relacionamentos com seus clientes em potencial, fornecendo a eles conteúdo e incentivos valiosos para que eles façam negócios com você. O objetivo do outbound marketing é gerar leads que possam ser convertidos em oportunidades de vendas.

Ainda em dúvida se o marketing outbound é ideal para sua empresa. Conheça um pouco mais sobre nossa consultoria de vendas e saiba como podemos ajudá-lo.

Qual é a diferença entre inbound marketing e outbound marketing?

No inbound marketing, você quer atrair a atenção das pessoas quando elas já estão procurando por algo específico – como seus produtos ou serviços. Você cria esse interesse fornecendo conteúdo útil em seu site ou canais de mídia social que podem ser compartilhados com amigos e familiares.

Dessa forma, as pessoas não apenas saberão sobre seus produtos, mas também estarão inclinadas a comprá-los de você.

Já o marketing outbound, como você aprendeu, é uma estratégia de marketing que se baseia em alcançar os clientes com mensagens promocionais, geralmente usando canais de mídia tradicionais.

Os profissionais de inbound marketing têm a vantagem de não precisar gastar tempo e dinheiro para encontrar seu público-alvo porque já estão chegando até eles. Isso economiza tempo e dinheiro, o que, por sua vez, significa que eles podem se concentrar na construção de relacionamentos com seus clientes.

Por outro lado, profissionais de marketing de saída têm a vantagem de alcançar um público mais amplo muito mais rápido do que os profissionais de marketing de entrada, mas isso também significa que eles têm menos controle sobre quem está recebendo sua mensagem.

Quais são as estratégias de marketing essenciais para aplicar o outbound marketing?

Estratégias de marketing

Seja qual for o tipo de mídia que você escolher para sua estratégia de outbound marketing, você deve tomar certas precauções para que ela se afirme. Vamos ver quais são:

Estabeleça o ICP ou persona

Antes de mais nada, para que qualquer tipo de estratégia de marketing funcione, principalmente o outbound, você precisa conhecê-la: quem são seus potenciais clientes? Para fazer isso, você deve estabelecer este perfil.

Se os seus consumidores são particulares, desenvolva uma persona. É uma representação semi-ficcional do seu cliente ideal e inclui não apenas nome, idade, ocupação, sexo e outros dados demográficos, mas também preferências, medos e hábitos.

No caso das empresas B2B (Business to Business), o ICP (Perfil do Cliente Ideal) é uma combinação das características dos seus melhores clientes. Assim, você poderá encontrar empresas com necessidades e qualidades semelhantes para oferecer suas soluções.

Crie um planejamento e definição uma estratégia de marketing

Um segundo passo muito importante para que suas campanhas de outbound marketing sejam bem-sucedidas é o planejamento de marketing e a escolha das principais estratégias.

Através deste documento, o profissional irá estabelecer todas as orientações de seu planejamento. Para tal, deve ter:

  • Análise Ambiental;
  • Análise de concorrentes;
  • Ação planejada;
  • Horário de trabalho;
  • Medidas de monitoramento.

O plano de marketing garantirá a organização e afirmação das suas ações. Por isso, mesmo que pareça uma burocracia desnecessária, não deixe de fazê-lo!

Quais estratégias de marketing você vai incluir no seu plano?

Não desista se um cliente em potencial rejeitar sua oferta

Normalmente, você e seu vendedor receberão um “não”. No entanto, isso não significa que o lead nunca poderá se transformar em seu cliente.

É lógico que você não deve tentar promover seu produto novamente de imediato. Todavia, você pode continuar mantendo uma associação com o prospecto utilizando o conteúdo educacional produzido pelos profissionais de inbound para torná-lo mais qualificado. Sim, aqui cabe muito bem a união dos dois tipos de marketings.

Sendo assim, mantém-se a relação com esse indivíduo e ele pode sempre tornar-se cliente da sua marca.

Defina uma equipe de vendas qualificada

Para se certificar que suas estratégias e técnicas funcionem, é fundamental que você opere com uma equipe de profissionais com qualificação elevada. Isso requer o envolvimento do profissional que vai lidar com a divulgação para a pessoa que irá fechar o negócio definitivamente.

Uma equipe dinâmica, que distribui o trabalho de forma inteligente, tende a ter um desempenho superior. Desse modo, é preciso compreender o desempenho de cada membro do time para que você consiga alavancar seus pontos fortes para beneficiar o seu negócio.

Quais são as vantagens do outbound marketing?

Do mesmo jeito que outras estratégias de marketing, o outbound tem seus prós e contras. Para começar, distinguimos três vantagens que a adoção desta estratégia traz para as empresas que a adotam. Veja a seguir:

1 – Mais fácil de medir

Uma das principais vantagens é poder confirmar se sua persona e seu pitch fazem sentido para o público ao qual você se comunica.

Uma vez que a sua empresa esteja em contato com tantos indivíduos, existe a possibilidade de medir se a sua estratégia e comunicação são sólidas – e isso será usado para adequar a sua estratégia de inbound mais tarde.

Além disso, através da centralização de informações, armazenadas no sistema de vendas, a sua medição de resultados, como taxas de rejeição, conversões, entre outros, fica mais simplificada.

2 – Prova de ROI mais fácil

O investimento no inbound marketing é de longo prazo. Você cria um conteúdo relevante, constrói sua autoridade e faz a otimização para o Google usando técnicas de SEO. No entanto, leva tempo para provar o ROI, o retorno do investimento.

Por outro lado, o marketing outbound tem vantagem neste quesito. Isso porque no momento em que você toma a decisão de começar a gerar leads, você pode direcionar com rapidez os clientes para o seu negócio. O tempo de venda irá depender mais da sua jornada de vendas do que da sua estratégia de marketing.

No final, você irá atingir o mercado de forma grandiosa, levando sua solução para o maior número de indivíduos possível.

3 – Construção do time

Conhecendo a estratégia que você deseja, será mais fácil estabelecer os profissionais ideais para o cargo. Ao discutirmos inbound marketing, é necessário que o especialista tenha algumas qualidades específicas. Não apenas para construir conteúdos relevantes, mas também para poder apresentá-los perfeitamente.

No outbound marketing, as estratégias já são bem conhecidas e de assimilação mais fácil pelas pessoas, ou seja, existem muitos especialistas para cada possibilidade disponível.

O que é Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento é uma estratégia de marketing que se concentra na construção de relacionamentos com clientes e prospects.

É diferente de outros tipos de marketing, pois se concentra em relacionamentos de longo prazo com os clientes. Esse tipo de marketing também é chamado de “construção de relacionamento” ou “venda de relacionamento”.

Normalmente inclui o seguinte:

  • Aumentar a fidelização do cliente através da prestação de um serviço de excelência
  • Desenvolver uma relação pessoal com o cliente
  • Construir confiança através do contacto regular, transparência e honestidade
  • Proporcionar valor ao cliente de forma a criar um sentimento de reciprocidade.

4 benefícios de estratégias de marketing de relacionamento

Estratégia de marketing

1. O marketing de relacionamento é uma estratégia de longo prazo para fidelizar o cliente e aumentar sua base de clientes.

Uma das melhores maneiras de fidelizar o cliente é oferecer um serviço de excelência. Isso pode ser difícil, pois você precisa ter as pessoas certas, e é por isso que é importante investir tempo e recursos no desenvolvimento de uma estratégia de marketing de relacionamento.

2- O marketing de relacionamento pode ajudá-lo a alcançar clientes que não conhecem seus produtos ou serviços.

Você pode estar se perguntando como colocar seus produtos ou serviços na frente de quem não conhece você. O marketing de relacionamento é uma ótima maneira de alcançar novos clientes e criar futuros clientes. A ideia é que você estabeleça relacionamentos genuínos com seus clientes e desenvolva um vínculo de longo prazo com eles. Isso cria confiança e boa vontade no mercado para sua empresa, o que pode levar a mais vendas no futuro.

3- O marketing de relacionamento ajuda a construir melhores relacionamentos com seus clientes e prospects, o que, por sua vez, ajuda a melhorar o reconhecimento da marca e a confiança no mercado.

Construir relacionamentos com clientes e prospects é uma parte essencial da construção do reconhecimento da marca e da confiança no mercado. O marketing de relacionamento ajuda você a fazer isso, ajudando você a manter seus clientes atualizados com os últimos lançamentos de produtos, atualizações, vendas e muito mais.

4- O marketing de relacionamento fornece uma maneira de ver o que os clientes gostam, não gostam ou querem mais, para que você possa fazer as alterações de acordo

O marketing de relacionamento é o processo de nutrir e gerenciar o relacionamento de um cliente com sua empresa. É uma maneira de ver o que os clientes gostam, não gostam ou querem mais, para que você possa fazer as alterações de acordo. Uma maneira de fazer isso é enviando pesquisas ou realizando entrevistas para entender suas necessidades.

O que é Marketing de Afiliados?

O marketing de afiliados é um tipo de marketing baseado em desempenho no qual uma empresa recompensa um ou mais afiliados para cada visitante ou cliente trazido pelos próprios esforços de marketing do afiliado.

Também é conhecido como “custo por aquisição” (CPA), “pagamento por clique” (PPC), “pagamento por lead” (PPL) e “marketing baseado em desempenho”. Os afiliados são pagos de acordo com o acordo entre o afiliado e o comerciante, com base em taxa fixa ou comissão. O marketing de afiliados é comumente confundido com o marketing de referência, que é a prática de gerar negócios por meio da atração de muitos leitores para um site, otimizando o conteúdo e as ofertas para um público, em vez de pagar as pessoas.

Uma empresa pode escolher a estratégia de marketing de afiliados para complementar outras formas de publicidade online, como marketing de mecanismo de pesquisa ou publicidade gráfica. No caso de associação com empresas de geração de leads, , os afiliados são pagos por lead.

O marketing de afiliados pode ser dividido em três categorias: baseado em desempenho, baseado em produto e baseado em relacionamento. O marketing de afiliados baseado em desempenho é avaliado de acordo com a quantidade de vendas ou leads gerados.

O marketing de afiliados baseado em produtos está vinculado à venda direta em que os comerciantes pagam aos afiliados uma comissão sobre as vendas de Produtos deles.

A estratégia de marketing de afiliados baseado em relacionamento está focado na construção de relacionamentos com os clientes, oferecendo conteúdo especializado, comentando em blogs, formando comunidades de clientes e muito mais.

5 vantagens do marketing de afiliados

O marketing de afiliados é uma maneira de ganhar dinheiro promovendo produtos de outras pessoas. O comerciante afiliado anunciará o produto e receberá uma comissão por cada venda que gerar.

A seguir estão alguns dos benefícios do marketing de afiliados:

Você pode ganhar dinheiro sem ter que investir nenhum capital

Com o marketing de afiliados, você pode ganhar dinheiro sem o incômodo de ter que investir capital. O marketing de afiliados é uma maneira popular de blogueiros e empreendedores ganharem dinheiro online.

Existem muitas maneiras diferentes de gerar renda como afiliado e os métodos mais populares incluem vender produtos de outra pessoa por meio de seu site ou canais de mídia social, promover serviços de outras pessoas por uma comissão ou até mesmo receber uma parte de alguém.

Você pode ganhar dinheiro mesmo que não saiba nada sobre o produto

Quando as pessoas querem comprar um produto ou serviço, muitas vezes recorrem à internet para obter ajuda. É aqui que entra o marketing de afiliados.

No marketing de afiliados, você é basicamente um vendedor independente que vende um produto em troca de uma comissão por cada venda.

Você não precisa possuir nenhum produto, lidar com clientes ou atender pedidos. Tudo o que você precisa fazer é colocar anúncios em seu site.

No entanto, você precisa estar atento aos detalhes, caso contrário, sua planilha não poderá competir com os maiores players do setor de marketing de afiliados. Se você não sabe como executar fórmulas no Planilhas Google ou no Excel, isso não é algo que você deva gastar seu tempo fazendo.

É fácil iniciar e parar a qualquer momento

É fácil começar e parar a qualquer momento, o risco é muito menor do que quando se investe em outros negócios. É também uma das maneiras mais fáceis de iniciar um negócio online.

Não importa onde você mora, desde que tenha acesso à internet

O marketing de afiliados é uma ótima maneira de iniciar um negócio online porque você não precisa investir em estoque, montar uma loja ou pagar aluguel. Você só precisa encontrar produtos afiliados que vendam e estejam relacionados ao tópico do seu blog.

Você pode trabalhar seu próprio horário

Com o marketing de afiliados, você pode trabalhar em seu próprio horário e de qualquer lugar, desde que tenha uma conexão com a Internet. A estratégia de marketing de afiliados envolve anunciar produtos ou serviços que você não necessariamente vende em uma plataforma como Facebook, Instagram, Twitter e YouTube. Como afiliado, você ganhará comissões por cada lead ou venda proveniente de sua promoção.

O que é o marketing offline?

O Marketing Offline é aquele marketing tradicional e mais antigo, que usa estratégias voltadas para ações físicas e presenciais. Por exemplo, com ele, você pode usar anúncios em outdoors, panfletos, telemarketing, propagandas em TV ou rádios, publicações em revistas e jornais, placas, entre outros.

Hoje em dia, o marketing offline é mais utilizado em conjunto com o marketing digital. Afinal, com o avanço das tecnologias e a migração para o meio digital, as empresas precisam se adaptar para adquirir novas gerações de clientes.

É difícil trabalhar estratégias de marketing offline isoladas, apesar de que em negócios locais como restaurante, programas de fidelização, visitas físicas a comércios da região e outras estratéias podem ser extremamente benéficas se bem utilizadas.

Quais são os benefícios do marketing off-line?

  • O marketing offline tem uma série de benefícios a oferecer em relação ao marketing online. Esses incluem:
  • Pode parecer mais pessoal do que o marketing digital, pois existe aquele contato físico ou presencial;
  • Atinge pessoas que não estão conectadas à internet ou redes sociais, como a terceira idade ou quem não tem poder aquisitivo para acessar o mundo digital;.
  • Ajuda no desenvolvimento de reconhecimento e reputação da marca no mundo offline, ou seja, estabelece uma presença mais potente no dia a dia de parte do público;
  • Colabora para a proteção da privacidade, pois torna mais fácil proteger sua privacidade ao fazer marketing offline. Por exemplo, se você é uma loja física, é mais difícil rastrear o que seus clientes compram do que quando compram online.

6 estratégias de marketing offline

Para você relembrar algumas das principais táticas de marketing offline, fizemos a seguinte lista com as maiores estratégias usadas até os dias de hoje:

1. Marketing de mala direta

O marketing de mala direta é um tipo de marketing que envolve o envio de cartas, cartões postais ou pacotes para clientes em potencial. É um dos tipos mais eficazes de estratégia de marketing direto porque pode ser personalizado de acordo com as necessidades e interesses específicos de cada cliente.

A mala direta pode ser enviada por correio, pessoalmente ou por meio de uma casa de correspondência e é necessária uma pesquisa de mercado para identificar mercados potenciais. O correio pode ser enviado para empresas com um grande número de consumidores que provavelmente comprarão bens relacionados ou serviços, ou para uma área geográfica específica.

As correspondências são planejadas, elaboradas e enviadas especificamente para cada cliente individual. Pode ser caro enviar correspondência aos clientes, pois normalmente requer uma casa de correspondência especializada para realizar o serviço de correspondência.

O custo de alcançar clientes em potencial por e-mail é significativamente menor do que o de correspondências, porque a empresa não precisa pagar pelos custos de papel e postagem.

2. Feiras de negócios

As feiras são uma forma eficaz de promover sua empresa e seus produtos ou serviços. Ele permite que você alcance um grande número de clientes em potencial pessoalmente e responda a quaisquer perguntas que eles possam ter sobre sua empresa.

3. Publicidade ao ar livre 

A publicidade ao ar livre é uma forma de marketing que envolve a promoção de sua empresa por meio de anúncios em outdoors, ônibus, trens, placas de construção etc. Esses anúncios geralmente são vistos por um grande número de pessoas todos os dias e podem ser muito eficazes para alcançar novos clientes.

4. Panfletagem

A panfletagem pode ser feita de muitas maneiras diferentes. Uma maneira é usar uma estratégia de marketing de panfletagem móvel, na qual você tem alguém andando com panfletos no bolso e distribuindo-os à medida que avançam no dia. Outra estratégia é distribuir folhetos de porta em porta com um mapa da sua área e depois ir de casa em casa distribuindo os folhetos.

5. Telemarketing

Telemarketing é o ato de comercializar bens ou serviços por telefone. É uma maneira de alcançar clientes em potencial e interagir com eles por telefone.

O telemarketing pode ser usado como uma estratégia de marketing independente ou em conjunto com outras estratégias offline e online, como mala direta, e-mail, feiras e anúncios de TV.

O caso de uso dessa estratégia de marketing é que ela permite que você alcance pessoas que não estão procurando ativamente seu produto ou serviço – elas estão apenas “disponíveis”.

6. Visitas de porta a porta

As visitas porta a porta são uma tática comum no marketing offline. É uma das maneiras mais eficazes de criar consciência para seu produto ou serviço. Os clientes em potencial podem ser mais receptivos aos discursos de vendas quando são entregues pessoalmente, e as visitas de porta em porta oferecem a oportunidade de se conectar com eles em um nível pessoal.

Esse tipo de marketing é frequentemente usado por empresas que possuem produtos ou serviços que exigem interação face a face, como sistemas de segurança residencial ou lojas de móveis. Os cabides de porta também podem ser uma maneira eficaz de promover sua empresa ao mesmo tempo em que fornece a seus clientes informações que podem ser úteis, como quando houve um roubo recente em seu endereço.

Acha que tudo isso é coisa demais para sua cabeça cheia? Não se preocupe. Felizmente, existem empresas prontas para lhe ajudar a conquistar os melhores resultados.

A Protagnst foi criada para ajudar empresas a gerar leads qualificados B2B. Como praticamos um processo de vendas consultivas, passamos a escutar o cliente e aplicar a nossa consultoria de inside sales.

Trabalhamos com campanhas B2B Outbound e consultoria de vendas e outros serviços como apoio na criação de estratégias de marketing e definição de público alvo, além da estruturação de processos comerciais. Fomos escutando o público e criando soluções alinhadas com as necessidades de nossos clientes. Sinta-se à vontade para agendar uma reunião com a gente para entender como o seu negócio pode ser levado para o próximo nível com nosso serviço.

Preenchar o formulário abaixo para agendar uma reunião e observar como podemos ajudar sua empresa a ter mais previsibilidade de vendas.

Também não deixe de ficar ligado no blog para mais conteúdos completos e relevantes!

    Como você acha que a Protagnst pode ajudar sua empresa?

    4 respostas

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *